Decathlon

Futebol e um caminho para "Mente sã em corpo são"

Futebol e um caminho para "Mente sã em corpo são"

O número nacional de praticantes federados mais que duplicou nos últimos 20 anos sendo o Futebol, naturalmente, uma das variáveis responsáveis pelo seu crescimento. Em 2015, cerca de 28% dos 556.000 praticantes federados nacionais pertenciam ao “desporto-rei”. Uma vez que o sistema nacional coleciona 56 federações desportivas, podemos afirmar que o Futebol desempenha um papel incisivo no panorama desportivo nacional. Seria igualmente interessante conhecer uma estimativa do seu número de praticantes na vertente de lazer ou recreação. No entanto, deixemos os números para nos focarmos na magia desta prática desportiva.  

Imaginemos a situação de um simples jogo de futebol entre amigos. Um evento casual ou recorrente no tempo, devidamente agendado, que reúne um grupo de indivíduos com uma vontade em comum: jogar futebol. O jogo não deixa de possuir tempo e espaço delimitados, regras, duas equipas de igual número, balizas e, claro, uma bola. Parece-nos a nós que reúne muitas das características de um jogo normal visto na televisão onde, tirando as câmaras e o público vibrante, a magia está lá. Na verdade, terá sido nestes moldes que se deu o primeiro jogo de Futebol público em Portugal, há cerca de 128 anos atrás (uma história para mais tarde partilharmos).

Este jogo “não-competitivo” (leia-se entre aspas porque por vezes consegue sê-lo bastante) ainda que considerado como um excelente momento de socialização entre aqueles amigos, familiares ou conhecidos, consegue ser também um momento de afirmação daquele grupo que, no seu íntimo e para quem os vê, é protagonista de um estilo de vida ativo resultante de um compromisso coletivo. É, portanto, neste ambiente familiar que cada um dos intervenientes pode soltar a sua veia artística, descarregar baterias e sentir-se bem, tanto fisicamente como psicologicamente, divertindo-se… Durante aquela janela de tempo, abstém-se de tudo o resto e Joga. Comemora. Magoa-se. Solta uns palavrões. Grita... Vive!

        Nós, amantes do Desporto, procuramos todos os dias o caminho para a Mens sana in corpore sano” ou, em português, “Mente sã em corpo são”. Nós, amantes do Futebol, procuramos fazer esse caminho e nunca vamos sozinhos.



Filipe Ricardo
Técnico Desportivo do Parque em Forma
Decathlon Amadora